Preparo para Endoscopia Digestiva Alta

ORIENTAÇÕES GERAIS:

O exame de videoendoscopia digestiva alta permite enxergar dentro do esôfago, estômago e duodeno. Introduzimos uma microcâmera de aproximadamente 1,0 cm de diâmetro através da boca, e a imagem interna é transmitida para um monitor de alta definição, permitindo que o médico especialista observe se há ou não alguma alteração ou doença. É possível, também, realizar biópsias e até tratar algumas doenças no mesmo momento do exame. Você estará sedado durante todo o exame.

Este exame é muito seguro, porém apresenta um risco muito baixo de complicações (menor que 0,5% dos pacientes apresentam complicações sérias). As complicações podem ser decorrentes da sedação/anestesia (depressão respiratória; aumento ou queda da pressão arterial; arritmia cardíaca; alergia aos medicamentos aplicados; flebite – inflamação da veia onde é feita a punção; parada cardiorrespiratória) ou do exame em si (sangramento gastrointestinal; perfuração do esôfago, estômago ou duodeno). Estas últimas são excepcionais em exames diagnósticos, podendo ocorrer, no entanto, em exames terapêuticos como retirada de corpo estranho (espinha de peixe, osso, etc.), dilatação de estenoses (estreitamentos), ligadura elástica ou esclerose de varizes e retirada de pólipos (polipectomia) ou de lesões planas ou deprimida (mucosectomia). O risco de sangramento ou de perfuração nesses procedimentos varia de 0,5% a 8%.

Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame com o uso de monitor de oxigenação sanguínea e de controle da frequência cardíaca, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações. O médico endoscopista está habilitado a realizar todas as medidas cabíveis para a prevenção e tratamento desses eventos adversos.

 


ORIENTAÇÕES ANTES E APÓS O EXAME:

PRIMEIRO:

Um dia antes do exame, o paciente só poderá comer até as 10 horas da noite.

Medicações anticoagulantes, antiagregantes plaquetários (por ex.: marevan, warfarin, clopidogrel, etc.) e bloqueadores da secreção ácida (por ex.: omeprazol, pantoprazol, ranitidina, etc.) devem ser suspensas 7 dias antes do exame ou a critério médico.

SEGUNDO:

No dia do exame, o paciente deverá vir para a clínica com acompanhante maior de 18 anos. O paciente com menos de 18 anos de idade ou incapaz, deverá vir acompanhado de seu responsável legal.

O acompanhante deverá permanecer até o momento da sua liberação e acompanhá-lo(a) até em casa, pois o(a) Sr(a) NÃO poderá retornar de moto, a pé e nem dirigindo automóvel.

Após o exame: o paciente poderá comer e beber (exceto bebidas alcoólicas), a menos que haja alguma orientação diferente feita pelo médico endoscopista; não poderá exercer atividades como trabalhar, dirigir ou operar máquinas até o dia seguinte.

 


ATENÇÃO:

NO DIA DO EXAME:

- NÃO COMER E NEM BEBER NADA (NEM ÁGUA), ANTES DO EXAME.
- NÃO TRAZER CRIANÇAS PARA A CLÍNICA.
- UTILIZAR ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS.
- NÃO UTILIZAR ESMALTES NAS UNHAS.
- TRAZER UMA TOALHA DE ROSTO.
- TRAZER UM FRASCO DE SIMETICONA GOTAS.
- ANTES DO EXAME, TODOS OS ACESSÓRIOS/ADEREÇOS METÁLICOS DEVEM SER RETIRADOS
(BRINCOS, ANÉIS, PIERCINGS, COLARES, ETC.).

Telefones: (62) 3242 0797 | 4016 0797 | 99975 1060